SANTA MARIA/RN: ENTREVISTA COM OS ELEITOS: DR. RANIERY E JOSÉ ADILSON!

O Blog entrevistou, nesta manhã de terça-feira 1º de dezembro, com exclusividade, o prefeito eleito de Santa Maria, Dr. Raniery, e também o vice-prefeito, José Adilson.

Dr. Raniery e José Adilson (PP) foram eleitos com 1.745 votos, correspondendo a 45,81 % à frente da segunda colocada, Celina Câmara (MDB), a qual tentava um segundo mandato e obteve 1626 votos, equivalente a 42,69 % dos votos válidos.

Trata-se de dois jovens que estão muito felizes e agradecidos, entusiasmados para restaurar, a palavra é essa, segundo os mesmos, a cidade de Santa Maria/RN. Confira na íntegra as entrevistas.

1- ADRIANA NASCIMENTO: Após longos anos de atraso que tem enfrentado a cidade de Santa Maria, com prefeitos que, segundo populares contam, gestores que foram eleitos mas que, em seguida, abandonaram a cidade. Quais suas metas e perspectivas para o mandato que se inicia em 2021?

PREFEITO RANIERY : É um prazer estar falando com vocês e agradecer, primeiramente, a Deus, e em seguida ao povo Santamariense. Fizemos uma campanha limpa, pé no chão, com humildade, visitamos casa a casa, uma campanha muito bonita, clara, transparente, onde pudemos conhecer os anseios do povo. Sem promessas mirabolantes, levando para o povo a verdade, sem agredir ninguém, pois o objetivo era colher a situação da cidade, mas com imenso desejo de mudança.

A política de Santa Maria vem há dez anos numa situação muito difícil, onde filhos de pais que já foram prefeitos de Santa Maria, conseguiram também, estes filhos, “administrar” a cidade, mas infelizmente não corresponderam às expectativas. A cidade ficou numa situação muito difícil, da região potengi, acreditamos que seja uma das situações mais difíceis. Porém, com muita luta, com muita humildade, a gente acredita num novo rumo para Santa Maria.

Essa chapa foi uma chapa construída há dois anos, onde muito analisamos a situação de Santa Maria, seus problemas e também as possíveis soluções. A gente entrou para uma eleição muito bonita e chegamos a tão sonhada vitória. A gente não tem ambição nenhuma pelo status de ser prefeito de Santa Maria, mas trabalhar para a cidade. Eu tive a oportunidade de trabalhar na cidade há oito anos, como secretário de saúde, onde a gente pôde fazer um trabalho voltado à população de Santa Maria. Então o objetivo continua o mesmo, de trabalhar por Santa Maria. Peço a ajuda de todos que fizeram parte desta conquistas para que possamos corresponder às expectativas de toda população de Santa Maria.

2- ADRIANA NASCIMENTO: Sabendo que o senhor e seu vice são muito capacitados para gerir o Município, já que o senhor é médico e o vice-prefeito eleito é educador e ambos conhecem muito bem a cidade, como vai ser a formação da sua equipe de secretários para lhe ajudar na Administração do Município?

PREFEITO RANIERY: Nós, eu e o vice-prefeito eleito, Adilson, já estamos estudando os nomes para o secretariado. Durante nossa campanha não fizemos nenhum tipo de negociação de secretaria. Nossa escolha vai ser muito técnica, para que possamos fazer o melhor para o povo de Santa Maria.

ADRIANA NASCIMENTO: O tema agora é Saúde, já que o prefeito já foi secretário de saúde, portanto, com experiência e vivência nessa temática. Sabemos que o Brasil e o mundo vem enfrentando a pandemia do Covid-19, como o senhor vai enfrentar no município essa problemática?

PREFEITO RANIERY: De fato, passado o processo eleitoral, começaram a surgir alguns casos na cidade, com providências adotadas pela Secretaria de Saúde e a gente vai encarar de frente o problema, sempre pensando também na economia da cidade. Vamos retomar as atividades escolares, tomando as medidas preventivas e seguras, para que possamos voltar, na medida do possível, à normalidade.

ADRIANA NASCIMENTO: Vamos falar sobre o turismo. A cidade está muito bem localizada, cruzada pela BR 304, estrada que vem de Natal e vai até Mossoró, há algum projeto que possa desenvolver mais o turismo?

PREFEITO RANYERY: Santa Maria, como você bem pontuou, é uma cidade muito bem localizada. Quando criança eu lembro que Santa Maria era uma cidade referência como a Cidade da Carne do Sol, do Queijo de Qualho, e isso foi se perdendo durante os anos. A gente está pensando em retomar, incentivar o comércio, chamar a atenção das pessoas que passam pela cidade, para que parem e venham conhecer nossos atrativos, nossos restaurantes, o comércio empreendedor do pequeno comerciante. Santa Maria também tem atrativos internos, como lugares com belezas exuberantes, onde podemos seguir o exemplo de Riachuelo, então conto também com o meu vice e de outras pessoas que nos ajudaram, pretendemos fazer um governo de muitas mãos, irmanados, pensando o melhor para o povo santamariense.

ADRIANA NASCIMENTO: Agora com o vice-prefeito eleito. Vejo entre o prefeito e o vice uma harmonia muito boa, dois jovens que estão dispostos a trabalhar bastante pela cidade. Conheço Adilson e esposa desde 2004, são duas pessoas muito capacitadas, preparados, Adilson passou também no concurso de minha cidade, Riachuelo, é um professor atuante. No início da atual gestão, sabemos que os professores passaram um período sem receber salário, inclusive acompanhei a luta, então, a pauta é educação e seus problemas em Santa Maria.

ADILSON, VICE-PREFEITO : Sinto-me muito honrado de ter conhecido Adriana, estudamos juntos, não sabia que ela iria ser uma blogueira. Em 2017 você viu as confusões na educação e o problema também veio da gestão anterior, que não tinha feito um bom trabalho. Eu não poderia continuar apoiando essa gestão atual, uma das piores da história de Santa Maria. Mas observamos o trabalho do Dr. Raniery na condução da saúde. Um trabalho fabuloso de gestão da saúde, de modo que depreendi logo que ele, com certeza, seria uma pessoa que poderia mudar os rumos de Santa Maria.

Nunca teve em Santa Maria, a não ser naquela época, de fazer atos públicos em protestos, contra o atual prefeito, não contra a pessoa dele, mas da gestão, com salários atrasados, já herdados de Celina, que recebíamos dia 30, na gestão atual começamos receber dia 10, atrasados, em três parcelas. Nossa educação há predominância da classe feminina, vimos os professores fragilizados, vimos professoras, mães de família, chorando nas assembleias. Tivemos então que lutar. Recorremos até ao Ministério Público. O prefeito sumiu da nossa cidade, nos sentíamos impotentes, lutando contra poderosos, mas não fugimos à luta. Nesse contexto, a educação perdeu a qualidade. Houve evasão de alunos, que foram para cidades vizinhas com baixa no Fundeb. E o pior que nós é quem fomos apontados pelos políticos locais como culpados pelo caos na educação. Infelizmente, o prefeito atual nem sequer compareceu às assembleias. É uma situação em que muitos dos professores esperam por mudança. Santa Maria está, na verdade, há dez anos sem prefeito. Nilson Urbano abandonou a cidade nos últimos dois anos de mandato dele. Celina também abandonou e o atual prefeito também. Agora é hora da mudança, de renovação das esperanças. Temos pessoas prontas para fazer a mudança. Queremos mostrar à população que vale a pena fazer uma boa escolha para a nossa cidade.

ADRIANA NASCIMENTO: Ouvi a seguinte frase num congresso de radialistas em Natal: “Quando o povo se junta o poder se espalha”. Infelizmente, segundo nos contou o vice-prefeito eleito, foram dez anos de retrocesso, de atraso em Santa Maria, e isso dá uma ideia do que vocês terão que enfrentar. A situação que a cidade sofreu foi de abandono e vocês tem uma grande missão, que é dada por Deus e pelo povo de Santa Maria. Como foi essa união, a composição dessa chapa para Santa Maria?

ADILSON, VICE- PREFEITO: Foi na verdade um apelo do povo, que dizia que “Raniery seria um bom prefeito”, o povo que viu seu trabalho e isso me despertou e conversei com o mesmo, se estaria ouvindo os anseios do povo, embora fosse um tempo que pouco havia perspectivas de candidatura, mas ele disse que topava, se disporia a formar a a chapa e que eu seria o vice. Muita gente não acreditava e isso incomodou a classe política, mas tínhamos a melhor ideia pra Santa Maria, que era a saúde e a educação. Começamos a ouvir o povo, o que as pessoas esperavam dos políticos e, então, lançamos nossos nomes e saímos vencedores, graças a Deus. Nós tínhamos um discurso. Não negociamos secretarias porque secretaria é responsabilidade, é governo. A gente tem a fazer agora é construir uma nova Santa Maria, e vejo que vai dar certo sim, porque nós temos a vontade de trabalhar pelo povo santamariense.

ADRIANA NASCIMENTO: As considerações finais do vice-prefeito eleito, José Adilson:

ADILSON, VICE-PREFEITO: Sou muito grato a Deus, a todos. Nossa missão começa dia 1º de janeiro. Houve uma força jovem que se engajou nessa luta, centenas de jovens estão acreditando na reconstrução de Santa Maria. Estamos muito entusiasmados. Essa vitória foi Deus que nos deu, uma oportunidade para trabalhar para o povo de Santa Maria. Não é uma questão de política para a política, temos o interesse em trabalhar, fazer o melhor para Santa Maria. É hora de somar, de trabalharmos juntos, nos dar as mãos, para ajudar a reconstruir a cidade, somos gratos a Deus e ao povo.

ADRIANA NASCIMENTO: As considerações finais do prefeito eleito, Dr. Raniery:

PREFEITO RANIERY: Muito obrigado pela sua entrevista, muito obrigado ao Blog Riachuelo em Ação. Muito obrigado a toda população que nos elegeu. Muito obrigado aos 1745 votos que saíram de suas casas, para votar, muito obrigado a todos os jovens que fizeram parte dessa vitória, foi uma campanha em que a juventude realmente participou, com muito entusiasmo, muita esperança. Mas não somente aos jovens, mas também os idosos, os pais e mães de famílias, a população em geral que nos deu essa confiança. Estamos muito agradecidos e cientes da nobre missão.

ADRIANA NASCIMENTO:

O Blog agradece aos dois novos e notáveis gestores, desejando muito sucesso naquela que será, se Deus quiser, uma brilhante gestão, para ficar na história.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *