Ronaldo Brandão, uma jovem liderança política na região Potengi!

O cenário político brasileiro está passando por uma reformulação de lideranças, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Mesmo em meio a uma turbulência no cenário político brasileiro, as pessoas acreditam que para mudar é preciso inovar, e isso já está acontecendo. Na região Potengi não é muito diferente, São Paulo do Potengi/RN está começando a pensar diferente e novas lideranças naquele município estão surgindo. A bola da vez é um jovem promissor na política local.

Ronaldo Brandão, nascido em 23 de maio de 1982 na cidade de Bom Jesus, Ronaldo logo em seu nascimento teve problemas como muitas crianças na época, visto que o nosso país estava passando por um momento de transição de governo onde os anos não eram fáceis. Com uma gravidez complicada, Ronaldo nasceu com a saúde debilitada, problemas de asma, vivia doente.

Filho de Raimundo Fidélis de Araújo e Maria Anita Ribeiro Brandão, estes por sua vez saíram de sua cidade natal para morar em fazendas pelo Rio Grande do Norte. Neste período de tempo surge então os outros filhos do casal, a Luzia, o Rodrigo, o Fernando e a Nilda (está fruto de outro relacionamento de Dona Maria Anita)
.
Com o passar dos anos, precisamente aos 7 anos, Ronaldo veio morar com o avô, o ilustre cidadão Potengiense Virgílio Brandão, muito conhecido na cidade de São Paulo do Potengi como “seu Virgílio, homem de uma sabedoria plena, agricultor, trabalhador e muito atencioso com o próximo, qualidades que o fizeram bastante querido na cidade.

Os anos se passaram e Ronaldo foi vivendo aquela fase da adolescência, aquela fase jovial que todo jovem na cidade adorava, pois por mais que a vida fosse difícil, existia uma tranquilidade, uma segurança, festas, vaquejada tradicionalíssima, festa junina e muitos outros períodos da época entre 1996 e 1999. Neste período ou um pouco antes, a avó de Ronaldo veio a falecer e isto foi uma das sofridas perdas, como todo ser humano, nunca estamos preparados para perder um ente querido, ainda mais se tratando de alguém que ajudou à nos criar, foi uma perca lastimável para o Ronaldo.

 Nesta época, Ronaldo recebeu um convite de sua tia Tita para ir morar com ela e ajudá-la no que pudesse. O mesmo então decidiu ai morar com a tia e ficou ajudando e morando com ela até a fase adulta. Na época Ronaldo estudava, ajudava na roça seu avô, mesmo não morando com ele, mas sempre dava um jeito de está presente.

Como todo adolescente da época, Ronaldo fazia de tudo para se virar e conseguir uma grana extra para ajudar sua tia e sua família e nisto o mesmo não media esforços, aos sábados ele vendia dindim no campo e aos domingo pegava frete na feira, como muitos da época sabem, as crianças que não tinham um carro de mão (naquela época para as crianças era um artigo de luxo e motivo de orgulho), tinha um projeto no Colégio São José que era coordenado pelas irmãs (freiras), que alugavam os carrinhos de mão para as crianças e as motivavam a ganhar seu dinheirinho suado, incentivava na prática do esporte e ajudada com o projeto “Casa grande”, que na época era coordenado por um grupo de pessoas que reforçavam os projetos sociais na cidade naquela época.

Fã de esportes, Ronaldo se destacava nos times infantis das escolas em períodos de jogos estudantis como goleiro, sendo campeão algumas vezes e quando podia as vezes treinava karatê com Maciel, junto com Aldair, Jerônimo, Salatiel, João Paulo, Emanuel, Junior Nânico, Mazinho e outros tantos jovens que se destacaram na cidade e que conseguiram junto com o professor Maciel, educar e formar verdadeiros cidadãos através desta arte e deste esporte tradicional na cidade.

Passado alguns anos, Ronaldo conheceu Leandro, Wallace, Eriberto e outros amigos e decidiram formar um grupo de dança chamado Dragon Dance. Juntos eles animavam as tardes de domingo na famosa Churrascaria de Canindé, onde era de praxe os jovens da cidade menores ou maiores de idade responsáveis lotar o ambiente no evento que na época ficou conhecido como “Tarde noite juvenil”, animado pelo apresentador Gileno, era um ambiente voltado para crianças, jovens e alguns adultos que tiravam a tarde para se divertir e acompanhar as apresentações dos grupos de dança. Uma época muito marcante na vida do Ronaldo Brandão que juntamente com os outros integrantes começaram a motivar as crianças por meio da dança, a criarem seus próprios grupos, a educar-lhes para um convívio social melhor e se tornar pessoas melhores.

A fase adulta do Ronaldo começou com um grande desafio, onde na oportunidade recebeu o convite do seu tio para mudar de Estado, na época o convite foi feito para que o Ronaldo fosse tentar a vidade na cidade de São Paulo/SP. O mesmo topou o desafio e foi, porém com fortes ligações com o Nordeste e com São Paulo do Potengi, Ronaldo passou apenas um ano morando fora e logo voltou para sua terra natal.

Os anos se passaram e Ronaldo passou à ter outra visão de mundo. Vindo de uma cidade maior, passou a ver que São Paulo do Potengi não oferecia oportunidade de trabalho na época, e como quase todo cidadão que morou ou mora na cidade, teve que mudar de cidade para conseguir trabalhar, estudar, se capacitar e ter uma estabilidade financeira. Foi então que Ronaldo mudou-se para Parnamirim junto com sua tia Tita. Ronaldo estudou, se capacitou, fez várias cursos técnicos e hoje atua como Instrutor de Trânsito na cidade de Parnamirim.

Como cidadão, tomou gosto pela política quando começou a cursar Ciências Políticas numa faculdade privada da capital. Foi um momento oportuno que começou abrir sua mentalidade e ver que ele poderia oferecer muito mais do que aquilo que seus olhos podiam ver. Em 2016 decidiu participar pela primeira vez de uma eleição municipal e para sua grata surpresa conseguiu almejar uma suplência na câmara de vereadores do município.

Como Brasileiro sonha em dar o melhor de si para melhoria de sua cidade, busca apoios, conhecimento e tem seus sonhos de poder contribuir um pouco mais para melhoria de São Paulo do Potengi, nunca desistiu de lutar, sabe que as lutas veem, mas sempre buscou conhecer melhor as necessidades do cidadão para poder polir através de suas ideias as necessidades que o povo Potengiense passa no seu cotidiano.

Ronaldo Brandão de Araújo, 36 anos, Potengiense, Potiguar e um idealizador de projetos cujo o objetivo é sempre ajudar ao próximo. Este é um resumo da vida de mais um jovem que busca através de seus sonhos, contribuir para melhoria da política nacional.

Compartilhe:

3 thoughts on “Ronaldo Brandão, uma jovem liderança política na região Potengi!

  • 2 de julho de 2018 em 22:09
    Permalink

    Poxa, que bela matéria! Sou de longe, mas tive a oportunidade de conhecer Ronaldo através das aulas de direção em Parnamirim, estas que acabaram sendo mais que aulas de direção e sim o início de uma amizade, pautada justamente nos valores que pude constatar como foram adquiridos nessa matéria. Que grande prazer poder saber de onde surgiu a pessoa maravilhosa com a qual pude conviver, com a qual pude compartilhar sobre o molejo kkkk e que fala com tanto amor dos projetos que executa e idealiza pra SPP ❤ Parabéns aos autores e ao Ronaldo pela história e pela promessa que sempre será pra os cidadãos dessa cidade!

    Resposta
  • 4 de julho de 2018 em 00:56
    Permalink

    Olá Elina Cunha, boa noite! Obrigado por acompanhar nosso trabalho. Ficamos grato por sua leitura.

    Resposta
  • 15 de julho de 2018 em 21:59
    Permalink

    De fato, é uma bela história. Pude conhecer Naldo na adolescência, minhas amigas e eu, assim como muitas outras adolescentes potengiense, éramos fãs de carteirinha do grupo Dragon Dance. Mais do que fã, tornei-me amiga pessoal desse rapaz. Vê-lo ingressar na política local, batalhando por melhorias para o nosso Potengi me faz acender uma esperança de renovação no quadro político. Quem sabe um dia não possamos substituir esses velhos coronéis, que já não tem mais nada a contribuir com nossa cidade, por essas caras novas que surgem atualmente. Esse rapaz tem grandes ideias, sua vitória é merecida. Vai em frente, Ronaldo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *